quinta-feira, 12 de julho de 2012

ATIVIDADE 4.3
O texto das experiência que Silvio Costa  relatou a respeito de algumas escolas de Florianópolis me  fez refletir do desenvolvimento  dos trabalhos realizados nas salas informatizadas das escola em que trabalho e que posso dizer que trabalhamos apenas com digitaçãode textos e colagem de imagens, pesquisas na internet,jogos de fixação de conteúdos, mas não tem uma reflexão sobre o que é feito com as mídias na escola e o aluno não faz sua própria produção, mas estamos a caminho.Quero destacar aqui o que diz Graça Caldas no seu artigo "Mídia, escola e leitura crítica do mundo" que encontra-se no Guia do cursista "Tecnologia na Educação: Ensinado e aprendendo com as TIC:
 Utilizar a mídia na escola é o primeiro passo para a leitura do mundo. Em contrapartida, é essencial que o exrcício cotidiano no uso da mídia na sala de aula não se limita à leitura de jornais, revistas ou dos veículoseletronicos . Para se ler o mundo a partir dos olhares dos outros, é fundamental que seus leitores aprendam antes a ler o mundo em que vivem, por meio da construção de suas próprias narrativas. Só assim será possível aconstrução do conhecimento, a transformação do educando em sujeito de sua própria história. A aquisição do pensamento crítico é resultado da inserção   e percepção direta do aluno como agente mobilizdor na sua realidade. (CALDAS, 2001,p. 129, grifo nosso)

Nenhum comentário:

Postar um comentário