quinta-feira, 12 de julho de 2012

ATIVIDADE 4.3
O texto das experiência que Silvio Costa  relatou a respeito de algumas escolas de Florianópolis me  fez refletir do desenvolvimento  dos trabalhos realizados nas salas informatizadas das escola em que trabalho e que posso dizer que trabalhamos apenas com digitaçãode textos e colagem de imagens, pesquisas na internet,jogos de fixação de conteúdos, mas não tem uma reflexão sobre o que é feito com as mídias na escola e o aluno não faz sua própria produção, mas estamos a caminho.Quero destacar aqui o que diz Graça Caldas no seu artigo "Mídia, escola e leitura crítica do mundo" que encontra-se no Guia do cursista "Tecnologia na Educação: Ensinado e aprendendo com as TIC:
 Utilizar a mídia na escola é o primeiro passo para a leitura do mundo. Em contrapartida, é essencial que o exrcício cotidiano no uso da mídia na sala de aula não se limita à leitura de jornais, revistas ou dos veículoseletronicos . Para se ler o mundo a partir dos olhares dos outros, é fundamental que seus leitores aprendam antes a ler o mundo em que vivem, por meio da construção de suas próprias narrativas. Só assim será possível aconstrução do conhecimento, a transformação do educando em sujeito de sua própria história. A aquisição do pensamento crítico é resultado da inserção   e percepção direta do aluno como agente mobilizdor na sua realidade. (CALDAS, 2001,p. 129, grifo nosso)

quinta-feira, 28 de junho de 2012

domingo, 10 de junho de 2012

Conceituando Hipertexto

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal.

O hipetexto vem auxiliar o ser humano na questão da aquisição e assimilação do conhecimento,pois tal como

cérebro humano, ele não possui uma estrutura hierárquica e linear, sua característica é a capilaridade, ou melhor, uma forma de organização em rede. Ao acessarmos um ponto determinado de um hipertexto, conseqüentemente, outros que estão interligados também são acessados, no grau de interatividade que necessitamos.

As referência acima nos leva a definir hipertexto como um texto multilinear, com sons variados, pois amplia os recursos expressivos do texto escrito na possibilidade de articular imagens, palavras e sons. O trabalho que vamos desenvolver com nosso aluno usando o hipertexto se tornará criativa,cheias de experências e muito mais significativa e quanto importante é a comparação que o autor faz do hipertexto com o cérebro humano.

Experiência de navegar livremente !

Ao iniciar minha aventura dentro de um hipertexto fiquei um pouco preocupada com medo de me perder e não saber como voltar, ai percebi da riqueza com que estava me deparando

descobri que o hipertexto é rico em informações e palavras que fazem com que entremos num mundo de conhecimento sem limites.

Tive a sensação como disse no inicio de que teria muitas dificuldades, mas ao entrar nos links que lá encontrei descobri outras informações que achei muito importante e necessária ao contexto. .

Escolhi um texto para navegar, e encontrei imagens fascinantes e descobrir na verdade o que é hipertexto.

As expressões destacadas chamadas links, me despertaram ainda mais a vontade de navegar, pois a cada click uma nova descoberta. A navegação nos hipertextos e nos links lá apresentados, fez com que pudesse enriquecer minha bagagens e tirar proveito para no futuro trabalhar com meus alunos através de hipertextos, coisa que até então não fiz. O hipertexto, como o próprio nome já diz, é uma ferramenta ampla, onde as descobertas se tornam surpreendentes a cada navegação.A internet é uma ferramenta riquissíma que veio para tornar as aulas mais atrativas e ricas em experiências.

Construir um hipertexto, usar os links e navegar em suas imagens, proporcionou-me idéias novas,criativas e ricas em informações e sanou dúvidas sobre um hipertexto.